top of page

Equilíbro

Disciplina

Determinação

Chinkuan

Este hexagrama representa o sol que se eleva sobre a terra. É, portanto, o símbolo do progresso rápido e fácil, significando, ao mesmo tempo, uma crescente expansão e clareza.

Progresso: O poderoso príncipe é honrado com grande número de cavalos. Num só dia é recebido em audiência três vezes.



Como exemplo do progresso descreve-se uma época em que um poderoso senhor feudal reúne os demais senhores em torna do governante num compromisso de lealdade e paz. O governante o presenteia ricamente e o convida a seu círculo mais íntimo.

​

Isso se refere a duas facetas de uma mesma ideia.

​

O verdadeiro efeito do progresso emana de um homem numa posição dependente, que os outros consideram seu igual, a quem por isso seguem voluntariamente.

​

Esse líder possui suficiente clareza de visão governante.

​

Este, por outro lado, livre de qualquer inveja, presenteia o grande homem com generosidade e o convida constantemente à corte.

​

Um governante esclarecido e um servo obediente, eis os requisitos para um grande progresso.

Uma pequena variação de acento dá ao nome chinês desse hexagrama um duplo significado. Por um lado representa a contemplação, por outro o fato de ser contemplado, de ser um exemplo, um modelo. 

Essas ideias são sugeridas pelo fato de o hexagrama poder ser relacionado com a forma de um tipo de torre, muito frequente na china antiga.

​

Do alto dessas torres tinha-se uma ampla visão dos arredores e, por outro lado, quando situado no cume de uma montanha, a torre era vista de longe.

​

Assim, o hexagrama mostra um dirigente que contempla, ao alto, a lei dos céus, e em baixo, os costumes do povo. Graças a seu bom governo, ele se torna um elevado exemplo e modelo para o povo.

​

 

Este hexagrama está relacionado com oitavo mês (setembro-outubro). A força luminosa se retira e a escuridão está novamente em ascensão. Entretanto, esse aspecto não é relevante para a interpretação do hexagrama como um todo.



 

Contemplação: A ablução já foi realizada, mas ainda não a oferenda. Confiantes, eles erguem o olhar para ele. O ritual de sacrifício na china começava com uma ablução e uma libação, com que se invoca a divindade. em seguida se oferecia o sacrifício.



 

O lapso de tempo entre as duas cerimônias é o mais sagrado, o momento de suprema concentração interior.

​

Quando a devoção é sincera, inspirada por uma fé verdadeira, sua contemplação tem um efeito transformador e inspira respeito naqueles que a presenciam.

​

Na natureza também se observa um rigor sagrado e grave que se manifesta na regularidade com que se desenrolam todos os fenômenos.

​

A contemplação do sentido divino subjacente à ocorrência de todos os fenômenos no universo dá, ao homem destinado a liderar os outros, meios para realizar efeitos semelhantes.

​

​

Para isso é necessário a concentração interior que a contemplação religiosa desenvolve nos grandes homens, dotados de uma fé poderosa. Permite-lhes apreender as misteriosas e divinas leis da vida e, através da mais profunda concentração, chegarem a expressar essas leis em suas próprias pessoas.

​

De sua contemplação emana um poder espiritual oculto que influencia e domina os homens, sem que eles estejam conscientes de como isso ocorre.

© Copyright CHINKUAN. all rights preserved.

Endereço

Avenida. Franca Filho ,N 216, Sala - 201

Manaíra, João Pessoa

bottom of page