Fone: (83) 3226-8772
E-mail: otigre1@hotmail.com


Dojo Chinkuan
Gracie Barra Manaíra João Pessoa / PB
"JIU-JITSU PARA TODOS"
®

Equilíbro
Disciplina
Determinação
História da Academia de Jiu-Jitsu Chinkuan
Criada no dia 07 de janeiro de 2001, pelo Profº. Wolney Ramos com a finalidade de mudar o Jiu-Jitsu paraibano através de sua filosofia, do respeito ao próximo, da disciplina e do equilíbrio mental e corporal.
Com sua caracterização em estilo oriental, a Academia Chinkuan desperta a curiosidade pela sua ornamentação, que por sua vez lembra um pequeno templo japonês, com seu estilo harmonioso, equilibrado e sereno, fazendo com que a academia seja muito procurada por aquelas pessoas amante das artes marciais. Na Chinkuan são passadas além de técnicas de luta do Jiu-Jitsu tradicional, técnicas de defesa pessoal, tudo com equilíbrio e disciplina para que o aprendiz tenha consciência da responsabilidade do seu aprendizado. Também são ensinadas para os alunos técnicas de respiração para melhor aproveitamento da concentração e da resistência física, através de relaxamentos antes do iniciar dos exercícios e ao termino da aula.
É seguindo esta filosofia que a Academia Chinkuan zela por seu significado, que na língua chinesa representa “Exemplo a Ser Seguido”, despertando em seus praticantes, com esta arte tão bela, a dignidade de uma convivência harmoniosa e equilibrada na sociedade. Por isso a Chinkuan não se limita apenas em uma simples academia, mas sim como uma grande família!
História de Wolney Ramos

Teve seu inicio no Jiu-Jitsu, como aluno, em Março de 1993 no Espaço Cultural (local da academia), onde treinava sempre no período da tarde e algumas vezes à noite, teve no decorrer de sua história participações em alguns campeonatos nas cidades de Recife, Natal e Fortaleza, como também em campeonatos paraibanos, onde foi campeão por duas vezes. Destacando-se também na copa Ciclone Bali em Recife, onde garantiu o primeiro lugar.
Ganhou a sua faixa azul em junho de 1997, depois de um exausto exame de faixa, onde foram exigidas técnicas de solo, lutas em pé e projeções (quedas).
Nesse tempo a academia onde treinava localizava-se no bairro de Tambaú (próximo ao Bahamas).
Já em sua faixa azul começou a dar aulas de Jiu-Jitsu na Academia Olympia, que localizava-se no bairro de Tambauzinho, onde formou sua primeira turma de alunos, que até a presente data muitos ainda o acompanham.
No inicio de 1999, Wolney entrou para a equipe do Profº. Mario Sukata, onde foi dado seu maior impulso como professor, recebendo do Mestre Mário Sukata conselhos e adquirindo novas técnicas, ganhando sua faixa roxa no mês de setembro.
Em meados de dezembro de 2001, depois de ter participado da V Copa Mário Sukata de Jiu-Jitsu obtendo o segundo lugar na categoria absoluto geral, ganhou do seu Mestre a faixa marrom, abrindo assim um longo caminho na sua fase de professor de Jiu-Jitsu, foi a partir desse evento que o Profº. Wolney Ramos fundou a academia Chinkuan de Jiu-Jitsu para passar aos seus alunos, experiências de vida, técnicas com responsabilidade e disciplina, tudo com um toque filosófico oriental desta arte milenar praticada pelos monges, em seus mosteiros, e pelos guerreiros samurais.
No dia 30 setembro de 2003, após oito longos dias de provas teóricas e práticas, de técnicas de luta, houve uma belíssima cerimônia de graduação na Academia Chinkuan, diante de dezenas de alunos, onde o Profº. Wolney Ramos recebeu das mãos do seu Mestre a faixa preta, dando assim mais um passo importante em sua vida profissional e de atleta, alguns meses depois obteve o título de campeão Norte-Nordeste na categoria máster da Copa Voador realizada em Março de 2004 na cidade de Recife.